4º BPM - Pelotão de Trânsito


O Quarto Batalhão de Polícia Militar conta com um Pelotão de Trânsito, com policiais empregados na orientação, fiscalização, controle de tráfego e trânsito urbano e ainda atendimento a acidentes de trânsito. Maringá conta com 143.288 veículos registrados, sendo 01 para cada 2,1 habitantes. O policiamento é efetuado através de viaturas autos e motos, sendo realizado uma média de 1.200 notificações mês.


Atividades Desenvolvidas pelo Pelotão de Trânsito

a) Programa Educativo de Trânsito para Menores Infratores

Em junho de 1987, através de parceria entre o Quarto Batalhão e a Vara da Infância e Juventude de Maringá, foi iniciado o Programa de Educação no Trânsito para Menores Infratores, sob a orientação de uma equipe de policiais militares, onde hoje participam deste programa o Menor, seu tutor legal e a pessoa que permitiu, confiou ou entregou a direção de veículo automotor ao menor. Sendo que posterior ao Programa de Educação no Trânsito, os participantes responderão ao Boletim Circunstanciado Elaborado no Cartório do Pelotão de Trânsito por ter incorrido em Crime de Trânsito ao infringir o disposto nos artigos 309 e 310 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

O programa já ultrapassou a 2.982 menores participantes acompanhados de seus pais, com um total de 923 aulas ministradas, constando-se até o momento 183 reincidências, onde verificamos uma sensível diminuição dessas infrações.


b) Apreensão de Aparelhagem Sonora e Elaboração de Boletim Circunstanciado

Em abril de 2003 através de parceria entre o Quarto Batalhão, Secretaria do Meio Ambiente, Juizado Especial Criminal e Promotoria Pública do Meio ambiente, foi iniciado um procedimento de atuação nos casos de perturbação do sossego através poluição sonora, onde o veículo é recolhido ao pátio da 13ª CIRETRAN enquanto aguarda medição sonora que é realizada após solicitação junto a Secretaria do Meio Ambiente. Depois da medição e com o resultado em mãos o responsável se dirige ao 4º BPM, onde faz a entrega de sua aparelhagem sonora que fica apreendida até a liberação judicial, recebe a liberação do veículo e agenda data para participar do Boletim Circunstanciado que depois de pronto é remetido ao Juizado Especial Criminal onde ocorrerá a audiência, sendo que o infrator responderá por ter infringido o art. 42 da LCP.


c) Plantão de Acidentes

Realizam levantamento de acidente de trânsito dioturnamente na cidade de Maringá, atendendo uma média de 500 acidentes por mês, tendo também uma equipe na sede da OPM (Organização Policial Militar) que elaboram registros dos acidentes com danos materiais e sem vítima, para os condutores que quiserem documentar o fato posterior à data que ocorreu o acidente.


d) Equipe de Blitz

Duas equipes especiais que realizam Operações Bloqueio de trânsito com a finalidade de identificar veículos irregulares e ou furtados e condutores infratores.


e) Campanha Educativa de Trânsito para Escolares

Em agosto de 1985 foi iniciada uma Campanha Permanente de Trânsito junto à comunidade e estabelecimentos de ensino. Hoje, dois policiais, sendo 01 do 4º BPM – Pelotão de Trânsito e o outro do BPRV, especialmente treinados para a atividade, treinam e orientam os alunos da Rede de Ensino, na Escola de Trânsito do DER.

 

 

 

 

 

 

 

ORGÃOS DE SEGURANÇA DO PARANÁ





Jornal O correio Policial
Av. Marechal Floriano 1446
Centro -Curitiba /PR
Email: ocorreiopolicial@hotmail.com